INVENTANDO SOMBRAS

Imagine novas formas para as sombras dos objetos!

Para a exposição da YOYO, “Tudo que vai, volta”, a artista Regina Silveira criou uma instalação em conjunto com algumas crianças, que ela chamou de Pendura-Sombras.
Em uma das paredes estão sombras enormes desenhadas por ela para objetos do cotidiano e nas outras as formas desenhadas pelas crianças em uma oficina com a artista. Todos puderam escolher entre objetos que tem formatos interessantes para projetar suas sombras com uma lanterna sobre folhas de vinil adesivo colorido.

A ideia é observar como a forma projetada vai mudando conforme a posição da fonte de luz. Uma brincadeira que você pode fazer em casa!

Escolha um objeto pequeno e pegue uma lanterna, papel e lápis. Peça para alguém iluminar o objeto a partir de uma posição que te agrade e desenhe a sombra projetada no papel.

Outra possibilidade é inventar sombras completamente novas para os objetos, como o designer Rico Lins fez para a edição especial da Revista YOYO, que está sendo distribuída na exposição. Olha como ele brincou misturando sombras de objetos diferentes. Você também pode brincar, é só imprimir as figuras no link abaixo, imaginar e desenhar as sombras do seu jeito!

Downloads