Férias em São Paulo

Dez atividades legais que vão rolar na cidade em janeiro

Não faltam programas para se divertir em São Paulo nas férias. Você pode aproveitar para andar pelo centro da cidade, conhecer um parque diferente, ir ao planetário e ainda curtir as atividades especiais que acontecem nessa época. Nós escolhemos 10 que parecem ser bem divertidas, então dê uma olhada e programe-se!

 

  • 14/01 – Cinesábado Anime – “O Mundo dos Pequeninos”, de Hiromasa Yonebayashi. Nestas férias o projeto de cinema infantil do Sesc Vila Mariana homenageia o famoso estúdio de animação japonês Ghibli, do celebrado diretor Hayao Miyazaki. É dele o roteiro deste filme sobre a amizade de uma menina bem pequenininha, que vive sob o assoalho de uma casa, e o garoto Sho, que sofre de um problema cardíaco e vive com sua tia-avó, Sadako. Sábado, às 14h, no Auditório do Sesc Vila Mariana. Censura Livre. Retirada de ingressos na Central de Atendimento, com uma hora de antecedência
  • 12 a 15/01 – OFICINAS DE ESTÊNCIL. Crie estampas a partir de padrões africanos com a técnica do estêncil. Desenhos poderão ser aplicados em suas próprias roupas ou em tecidos fornecidos pelo Itaú Cultural. As oficinas fazem parte da programação paralela da Ocupação Abdias Nascimento. De quinta a domingo, às 15h, no Itaú Cultural.
  • 10 a 20/01 – QUADRINHOS nas férias. A oficina oferece uma atividade em grupo, explorando alguns conceitos básicos da mídia em quadrinhos. Serão trabalhadas a linguagem, o ritmo e a narrativa de histórias, e os participantes produzirão desenhos e roteiros que formarão uma história em quadrinhos. De seg. a sex., das 14h30 às 16h30, na CAIXA Cultural São Paulo. Para maiores de 10 anos.
  • 19 a 22/01 – Eu Monstro: Diablada. A Diablada é uma dança popular originária da cidade de Oruro, na Bolívia, na qual seus participantes se vestem com máscaras de “diabo” que na mitologia andina originalmente representava Supay, o deus dos minerais, para pedir proteção e boas colheitas.Nesta oficina, pais e filhos poderão criar suas próprias fantasias e ter uma vivência artística conjunta. Com LEVA – Laboratório Experimental de Vivências Artísticas.  De quinta a domingo, das 15h às 17h, para maiores de 5 anos, nas Oficinas de Criatividade do Sesc Pompeia. Inscrição com 30 minutos de antecedência.
  • 21/01 – Nsaka Za Bana (jogos infantis congoleses). A partir de uma breve visita ao museu Afro Brasil e tomando como ponto de partida a localização geográfica, aspectos históricos e linguísticos do Congo, os educadores conduzirão discussões sobre o poder da palavra. Em seguida, os participantes serão convidados a conhecer e brincar com palavras e textos curtos em Lingala e Kikongo e a experimentar movimentos corporais articulados a cantigas congolesas. Às 14h, no Museu Afro Brasil. Inscrições pelo email: eventos.educacao@museuafrobrasil.org.brAs crianças devem estar acompanhadas por responsável.
  • 21/01 – Oficina RIMAS SABOROSAS – uma degustação vegana–poética. Seu filho faz careta para os vegetais? A atividade mostra como incluir esse tipo de alimento nas refeições de forma dinâmica, divertida e poética, construindo versos durante a elaboração das receitas. Com César Obeid. Sábado, das 14 às 16h, na Biblioteca Villa Lobos. Para crianças a partir de 7 anos, acompanhadas de seus responsáveis. As vagas serão preenchidas por ordem de chegada.
  • 20 a 22/01 – “Girassóis”, com Cia. Druw. Este espetáculo de dança infantojuvenil é inspirado nas obras de Vincent Van Gogh e nos personagens que habitam seus retratos e traz um roteiro leve, lúdico e poético. Sexta, às 21h; sábado, às 18h; e domingo, às 17h, no Centro Cultural São Paulo. R$15,00.
  • 23 e 24/01 – Escavando o MAE. As crianças poderão participar de uma escavação arqueológica simulada e encontrar objetos arqueológicos  que contam a história de ocupação do território que hoje é São Paulo. Vão conhecer como arqueólogos e arqueólogas trabalham em campo e nos laboratórios, e aprender como os objetos encontrados ficam guardados em um Museu. Ótima oportunidade para aprender brincando como a ciência arqueológica funciona e a importância dessa área do conhecimento para a humanidade. Segunda e terça, das 14h00 às 16h30, no Museu de Arqueologia e Etnologia da USP (MAE). Para crianças de 5 a 12 anos. Inscrições e informações pelo telefone 11-3091 4905 ou pelo email educativo.mae@usp.br.
  • 25/01 – Interar-te: Estampas (re)veladas. A obra Onça Pintada nº 1, de Leda Catunda, presente na mostra A Casa, será o ponto de partida para conversas sobre estampas e padronagens industriais e artesanais. Para finalizar, tecidos serão estampados artesanalmente pelas famílias em uma oficina. É importante que os participantes tragam um pote de tinta para tecido da cor de sua preferência, para ser compartilhado com os demais na obtenção das cores desejadas. Quarta-feira, das 10h30 às 13h30, no MAC Ibirapuera. Para crianças a partir de 6 anos, acompanhadas de adulto responsável. Inscrições na recepção do museu com 30 minutos de antecedência.
  • 28 e 29/01 – Crasw, Boom, Bang, Toin…oficina de trilha sonora para filmes e desenhos animados. Os participantes aprenderão a criar uma trilha sonora ao vivo. Serão utilizados instrumentos musicais e materiais que produzem sons inusitados, estimulando a criatividade e retomando uma tradição de quando o cinema ainda era mudo.Com Marina Bruno. Sábado e domingo, das 11h às 12h30, no Espaço de Tecnologia e Artes do Sesc Belenzinho. Para crianças acima de 7 a 12 anos acompanhadas de seus avós.