Olha o que vai ter na Feira YOYO!

Serigrafia, carimbos, livros pop-up...já pode escolher o que fazer.

No próximo fim de semana acontecerá a Feira YOYO, nos dias 26 e 27 de maio. Esse será o primeiro evento de arte impressa e publicações independentes totalmente dedicado ao público infantil.

Além dos diversos expositores que estarão presentes com propostas editoriais e artísticas para crianças, a feira contará com seis oficinas com artistas convidados e tem o objetivo de ampliar o repertório de técnicas artísticas das crianças.

Veja abaixo os detalhes da programação de oficinas da Feira YOYO, e programe-se para participar!

Dia 26

Livros e Cartões Pop-up com Jonathan Gall, às 11h

Para crianças e pais | Número de vagas: livre

Os participantes vão aprender a criar uma variedade de artes pop-up com papel, desenho e colagem. Eles aprenderão técnicas simples, como dobras e cortes, por meio delas vão descobrir as possibilidades de materiais acessíveis e reutilizáveis como papel colorido, papel de seda, sulfite, revistas, cola, jornal e mais.

A oficina experiencial de livros em pop-up contará com atividades de fácil aplicação através da ampliação do conhecimento de técnicas e conceitos relacionados ao tema. O ensino-aprendizagem estimula o pensamento crítico e a busca por soluções criativas.

JONATHAN GALL é artista plástico e educador. Conduziu aulas de artes plásticas e música para estudantes de 4 a 20 anos em escolas públicas e privadas de Nova York. Também teve experiências em aulas de arte com crianças autistas e portadoras de necessidades especiais múltiplas. Tem experiência com desenvolvimento e condução de oficinas para professores e pais de alunos no ensino fundamental e médio, com apresentação de técnicas de arte educação e estratégias de ensino.

Grafiqueta com Libélula, às 13h

Para o público geral | Número de vagas: atividade aberta, rotativa – por ordem de chegada

Crédito foto: Marília Scharlate

A Grafiqueta é um ateliê aberto para experimentações gráficas e criação de pequenos livros tendo como matéria prima carimbos-clichês compostos de imagens gráficas de ferramentas. O foco do espaço é a criatividade e a experimentação artística, com autonomia. O ambiente é preparado para acolher as crianças de todas as idades incluindo os adultos.

A LIBÉLULA é um projeto para a apropriação das múltiplas linguagens presentes no humano através da experimentação, realizado por Liana Yuri (arte-educadora, especialista em engenharia de papel e atriz do grupo Sobrevento) e Maria Carolina Sampaio (arquiteta e designer, especialista no projeto de livros).

Livro de Artista com Luise Weiss, às 15h

Para crianças a partir de 6 anos com acompanhantes | Número de vagas: 20 duplas criança + adulto
Inscrições: por ordem de chegada, 30 minutos antes do início da atividade

Depois de apresentar alguns exemplos de livros de artista e esclarecer para as crianças no que se diferenciam em relação aos livros ilustrados, Luise Weiss convidará os participantes a explorarem a expressividade dos materiais e suas características gráficas: impressões, permutas, repetições. Com o auxílio da artista, as crianças desenvolverão seus próprios livros de artista, misturando materiais e técnicas.

LUISE WEISS é artista visual e livre-docente no Instituto de Artes da Unicamp, com mestrado e doutorado pela Escola de Comunicação e Artes da USP.

Dia 27

O carimbo das coisas com Mirella Marino, às 11h

Para crianças a partir de 3 anos com acompanhantes | Número de vagas: livre

A proposta para essa oficina parte das ações envolvidas na realização de publicações e impressos, seus meios de produção e construção poética e da possibilidade de ampliação do repertório de construção de imagens e narrativas. Através da impressão de objetos de uso cotidiano e de carimbos com desenhos criados especialmente para este tipo de atividade, propõe-se que o público construa suas próprias publicações, investigando maneiras de transformar esses elementos através da imaginação.

Pretende-se que na prática no ateliê possamos descobrir juntos: que objetos podem ser impressos? De que maneira podemos imprimi-los? Que desdobramentos essas formas reveladas podem nos trazer?

MIRELLA MARINO é artista visual, vive e trabalha em São Paulo. Participou de exposições no Centro Cultural São Paulo e Itaú Cultural, entre outros e em 2004, recebeu o Prêmio Estímulo CPFL pelo trabalho no Museu de Arte de Ribeirão Preto. Publicou dois livros infantis pela Companhia das Letrinhas, ambos em parceria com a artista Renata Bueno. Colaborou com Mariana Vaz na videoinstalação “Quanto Tempo Leva um Coração para Descongelar” (2011) e na instalação “Belvedere” (2013). Coordenou o grupo de desenho de modelo vivo (2005 a 2011), realizou oficinas de artes em instituições de ensino e eventos. Foi educadora na ONG Veredas e em 2015 realizou o projeto Vou Voltar, em parceria com Mariana Vaz, contemplado pelo Proac de Artes Visuais 2014.

Serigrafia em Cartaz com Coticoá, às 13h

Para crianças e famílias | Número de vagas: livre

Nessa atividade, os participantes vão imprimir cartazes utilizando a técnica da serigrafia. Telas serigráficas preparadas com imagens e palavras que remetem ao tema do projeto “Tudo que vai, volta” serão distribuídas em “estações” com tintas de cores diferentes. Ao passar pelas estações, cada participante faz o “vai e volta” do rodo serigráfico e compõe um incrível cartaz colorido.

DANIELLA MARTINI, criadora da Coticoá, é publicitária de formação. Tem pós em Design Gráfico (SENAC) e Design da Comunicação (Politecnico di Milano – Itália). Morou na Europa por oito anos. Interessada pelas artes impressas, ministra cursos e oficinas nessa área.

A COTICOÁ é um estúdio criativo que soma três paixões: design, craft e papel. Produz cadernos, kits de serigrafia e de carimbo, livros, jogos e brinquedos educativos. Além disso, através de oficinas criativas, convida crianças e adultos a colocar a mão na massa.

Desenho sem Lápis – Ateliê Aberto com Laura Teixeira, às 15h

Para crianças com acompanhantes | Número de vagas: 20 duplas com crianças + acompanhantes
Inscrições: por ordem de chegada, 30 minutos antes do início da atividade

Após uma conversa sobre dois livros ilustrados com fitas adesivas e etiquetas circulares, os participantes serão convidados a fazer desenhos utilizando exclusivamente esses mesmos materiais.

LAURA TEIXEIRA é autora de livros de imagens, ilustradora e designer. Nasceu em São Paulo, em 1976. É mestre pela FAU-USP e especializou-se na Eina (Barcelona). Publicou, entre outros títulos, “Pássaro-desenho” e “Bolinha branca” (Mov Palavras, 2015).

Veja mais informações sobre a Feira YOYO aqui.