Abril em SP : )

O que fazer na cidade este mês

Felizmente São Paulo tem sempre uma porção de programas culturais para crianças. Tantos que para facilitar fizemos uma listinha dos que não queremos perder em Abril. Tem de tudo um pouco, olha só:

Exposições

Ver os trabalhos do artista J.Borges é conhecer as histórias e tradições nordestinas, a literatura de Cordel e a Cultura Popular Brasileira! E a exposição em comemoração aos 80 anos do pernambucano é uma ótima oportunidade para isso. Foram selecionados trabalhos de várias épocas da sua vida e ele ainda fez 10 gravuras novas especialmente para a mostra.

De 11/03 a 07/05/2017, das 9h às 19h, na Caixa Cultural São Paulo.

Além da já badalada exposição Frida e Eu , que é mesmo muito legal, tem outra exposição pensada para crianças que não vamos perder: Rá – Tim – Bum, o Castelo, no Memorial da América Latina. Eles construíram um castelo cenográfico igualzinho o do programa de TV! Ou seja, vale a pena mesmo para quem visitou a exposição que aconteceu no MIS.

Ingressos no site www.ratimbumocastelo.com.br

 

Oficinas

A ilustradora Laura Teixeira vai fazer duas oficinas muito legais no Sesc Pompeia em Abril. Ambas inspiradas técnicas que ela usou em seus livros. Em uma delas, depois de ler Bolinha Branca, os participantes serão convidados a criar desenhos com etiquetas adesivas. E na outra vão usar fitas adesivas brilhantes e coloridas sobre cartolina para construir máscaras de pássaros, como se pudessem se transformar em personagens do livro Pássaro-desenho.

Bolinha Branca, dias 8 e 22/04, às 15h.

Quero ser um Pássaro-desenho, dias 15 e 29/04, às 15h.

O educativo do MAM sempre organiza atividades legais nos fins de semana. Nossas preferidas este mês são: oficina de escultura com o artista cego Rogério Ratão (dia 8/04); construção de galáxias (16/04) e a oficina de modelo vivo (dia 29/04). Tem que chegar 30 minutos antes para pegar senha.

Apresentações

O projeto Tucca – Aprendiz de Maestro é uma série que apresenta música clássica para crianças há 15 anos! Os espetáculos misturam teatro, ópera, balé e circo e acontecem na belíssima Sala São Paulo. Nós estamos especialmente empolgados para ver “A Orquestra do Sargento Pimenta”, no dia 08/04, mas haverá outros bem legais até o final do ano. Você pode conferir a agenda deles aqui. E pode comprar ingressos pelo telefone (11) 2344.1051 ou pelo email ingressos@tucca.org.br.

“Flou!” não é bem uma apresentação, é uma performance artística do artista basco Ieltxu Ortueta. As crianças sentam-se ao redor de uma grande folha branca, assistindo e participando da criação de um grande desenho. Dá uma olhada no video abaixo, parece muito divertido!

Vai ser dia 08 de abril, das 17h às 18h, na Praça de Eventos do Sesc Vila Mariana.

Ficamos super curiosos para ver o show do disco Cantos de Casa, que a cantora Badi Assad fez para as crianças. No video abaixo ela explica de onde veio a ideia e conta um pouco sobre o projeto. E no site dela dá para ouvir todas as músicas. As apresentações acontecem nos fins de semana de abril no teatro do Shopping Morumbi. 

Quem não gosta das histórias de Ruth Rocha? Marcelo, Marmelo, Martelo; Quem tem medo de monstro e tantas outras. O Agrupamento Teatral  vai contar algumas delas na Casa das Rosas em homenagem aos 50 anos de carreira que a escritora completa este ano. Programinha gostoso para um domingo.

Dia 30/04 , às 15h.

 

E quem gosta de conhecer a cultura de outros países vai curtir assistir uma apresentação de danças folclóricas do Rajastão, na Índia. Os dançarinos equilibram vasos sobre a cabeça!

dia 09/04, no Museu da Imigração, das 15h às 18h.