Vamos celebrar as mulheres!

Programas culturais para conhecer mulheres inspiradoras

Se você ouvir alguém dizer coisas do tipo: “isso não é coisa para meninas”, ou “meninas não devem falar desse jeito”, proteste! Meninas (e meninos!) podem escolher livremente o que querem fazer, como querem falar e se vestir, e é muito importante que todos defendam esse direito.

Por isso, para comemorar o Dia Internacional da Mulher, indicamos 4 programas culturais em cartaz em São Paulo para você se inspirar com a história de mulheres bem especiais.

A primeira, na verdade, ainda é uma menina. Mc Soffia canta hiphop desde os 6 anos de idade e suas canções falam sobre racismo e fortalecem as meninas, como a música “Brincaderia de Menina”, que você pode ouvir no vídeo abaixo. A garota vai fazer um pocket show no MAM no domingo dia 12/03, as 16h, e nós não vamos perder!

 

Também no MAM, está a exposição Anita Malfatti: 100 anos de arte moderna. A artista deu início ao Modernismo Brasileiro, um movimento artístico muito importante, em uma época em que as mulheres não podiam nem votar! A mostra traz obras de vários momento da vida de Anita e é uma ótima oportunidade para conhecer os trabalhos desta pioneira!

A visitação vai até 30/04, de terça à domingo.

 

Mas se tem uma exposição que estávamos esperando ansiosamente é “Frida e Eu”, que começa dia 11 de março e vai até dia 30 de junho, no Unibes Cultural. A mostra não tem obras da Frida, mas conta momentos importantes da vida e do trabalho da artista mexicana por meio de instalações interativas. Dá para deitar em uma cama e fazer um autorretrato se olhando no espelho, criar cenários para tirar fotos, e outras atividades para gente entender melhor o universo da Frida.

Outro programa muito legal para quem quer saber mais sobre as mulheres fortes e importantes na história do nosso país é a visita guiada “Negras Mulheres”, que acontecerá em todos os domingos de março, às 14h, no Museu Afro Brasil.

E se depois de todas esses programas você ficar com vontade de saber mais sobre outras mulheres extraordinárias, não deixe de procurar o livro “Histórias de Ninar para Garotas Rebeldes”. Ele conta a história de 100 mulheres incríveis para você conhecer. Tem cientistas, roqueiras, aviadores, bailarinas…  Inspiração pura!